DAHP afirma-se no desporto adaptado e prepara atletas para competições de alto nível

13-11-2012 14:22

O DAHP é pioneiro no relançamento da modalidade de Orientação de Precisão em Portugal e os seus atletas lideram as provas nacionais. Em Junho alcançou-se novo marco histórico com a primeira presença do nosso país em Campeonatos do Mundo de Orientação.
A uma semana do arranque do III Circuito de Orientação de Precisão, o DAHP promoveu um encontro com utentes do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital da Prelada. No dia 10 de Novembro deu-se a conhecer a modalidade desportiva e lançou-se um desafio: formar uma equipa de Orientação de Precisão sólida e preparar os atletas para competições de alto nível.
“O DAHP propõe-se a elevar o nível da competição”, afirma Joaquim Margarido, elemento do DAHP e um dos grandes impulsionadores da modalidade. “Queremos estar em pé de igualdade nos grandes embates internacionais e temos uma grande prova no nosso país em 2014”, anuncia, fazendo referência aos Campeonatos da Europa de Orientação de Precisão, que vão decorrer em Palmela.
“Temos ano e meio para criar atletas de alto nível quando, em média, são necessários cinco anos. É um desafio mas estamos preparados”, comenta Joaquim Margarido. Será estabelecido um calendário de treinos semanal e a participação dos atletas do DAHP nas provas nacionais está garantida. “Para além das onze etapas do Circuito e das quatro provas da Taça de Portugal de Orientação de Precisão, vamos ter trabalho de sala e de campo”, anuncia.
Para além do treinamento de distâncias, escalas e sinalética, os atletas do DAHP vão, ainda, contar com o contributo de especialistas de áreas como Cartografia e Psicologia. “Um atleta de alta competição poderá vir contar como se prepara para as suas provas, o que será uma mais-valia”, conclui Joaquim Margarido.
Para além do responsável pelo DAHP, o Médico Fisiatra Gonçalo Borges, estiveram ainda presentes os atletas Ricardo Pinto, Júlio Guerra, Pedro Massa e António Jamba.
 

Voltar