III Open Orientação de Precisão Hospital da Prelada mobilizou uma centena de participantes

09-10-2013 09:01

O canoísta Emanuel Silva, recém-Campeão do Mundo de k2 500m, e o paralímpico Bento Amaral, Campeão do Mundo de Vela Adaptada, apadrinharam a terceira edição do Open de Orientação de Precisão, no dia 28 de setembro, organizado pelo DAHP – Desporto Adaptado do Hospital da Prelada com o apoio técnico do Grupo Desportivo 4 Caminhos.

O evento encerrou o III Circuito Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” e, uma vez mais, o DAHP fez história na modalidade ao estrear a disciplina de TempO em Portugal.

Foram 34 os atletas em competição nas provas de Orientação de Precisão e Adaptada, num evento que mobilizou uma centena de participantes.

As cerimónias de entrega de prémios contaram com a participação do Presidente da Comissão de Apoio Executiva do Hospital da Prelada, José Caiano, e do Coordenador do DAHP, Gonçalo Borges.

A Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Federação Portuguesa de Orientação e a Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual apoiaram esteve evento verdadeiramente inclusivo de DESPORTO PARA TODOS.

 

Orientação de Precisão

Os melhores atletas do III Circuito não falharam o I Troféu Nacional de TempO, competindo apenas em pontos cronometrados e sem diferença de classes (Paralímpica vs Aberta). Esta variante da Orientação de Precisão coloca todos os atletas, com ou sem mobilidade reduzida, em igualdade de circunstâncias sob o mesmo desafio: conseguir o maior número de respostas certas no menor tempo possível.

Com 11 atletas em competição, cinco dos quais do DAHP, Nuno Pires (Ori-Estarreja) venceu com um total de 391,5 segundos, seguido de Nuno Rebelo (Ori-Estarreja) com 443 segundos e de Ricardo Pinto (DAHP) com 597 segundos.

 

Orientação Adaptada

Durante a manhã foram, ainda, conhecidos os vencedores do I Campeonato Nacional de Orientação Adaptada, dominado pelos atletas da ANDDI – Gaia. No setor masculino, Bruno Gaspar (1º), João Encarnação (2º) e Domingos Oliveira (3º) fizeram o pleno (10/10 pontos) com posições definidas pelo tempo da prova. No setor feminino, Ana Oliveira (1º) foi a única a alcançar a totalidade de pontos possíveis (10/10), seguida de Paula Santos (9/10) e de Graça Fernandes (8/10).

 

Homenagens

Os atletas do DAHP aproveitaram a cerimónia de entrega de prémios para distinguirem o Enf. Joaquim Margarido, grande impulsionador do DAHP e do relançamento da Orientação de Precisão em Portugal, e o Auxiliar Homero Araújo, apoio fundamental em todas as provas.

A Federação Portuguesa de Orientação (FPO) também protagonizou um momento de homenagem, oferecendo diplomas aos atletas que mais se destacaram na temporada de 2012. O Presidente da FPO, Augusto Almeida, incentivou o DAHP e todos os clubes que apostam na modalidade de Precisão a continuarem a promover provas, elogiando o esforço de todos os voluntários que permitem que essas provas sejam uma realidade.

 

Resultados I Troféu Nacional de TempO

1º Nuno Pires (Ori-Estarreja): 391,5 segundos
2º Nuno Rebelo (Ori-Estarreja): 443 segundos
3º Ricardo Pinto (DAHP): 597 segundos
4º Aida Correia (GD4C): 616,5 pontos
5º Júlio Guerra (DAHP): 634 pontos
6º Luís Machado (TST): 655,5 pontos

 

Mais fotografias

Voltar