Troféu O-Precisão Viana do Castelo - Fica no Coração

05-06-2013 14:26

As provas organizadas pelo DAHP, com o apoio técnico e logístico do GD4C – Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, no dia 01 de junho, em Viana do Castelo, mobilizaram alguns dos melhores atletas nacionais de Orientação.

No total, 65 atletas participaram no "Troféu O-Precisão Viana do Castelo - Fica no Coração", pontuável para a Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2013 (etapa 5) e para o III Circuito de Orientação de Precisão (etapa 7).

Para além da prova de Orientação de Precisão - Classes Aberta (8 atletas) e Paralímpica (5 atletas) -, a Praia da Amorosa proporcionou provas de Orientação Pedestre (34 atletas) e Adaptada (18 atletas).

Ricardo Pinto (DAHP) e Nuno Pires (Ori-Estarreja) foram os grandes vencedores na Orientação de Precisão, classes Paralímpica e Aberta, respetivamente.

Manuela Machado foi a Madrinha do evento, fato distinguido pelo diretor do DAHP, Gonçalo Borges, através da oferta de uma medalha da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Vereador do Desporto, Vítor Manuel Castro Lemos, também esteve presente, acompanhando as provas e participando na cerimónia de entrega de prémios.

 

Classificações > Orientação de Precisão

Classe PARALÍMPICA: 1º Ricardo Pinto/DAHP (13/18), 2º Júlio Guerra/DAHP (12/18), 3º António Novais/DAHP (11/18), 4º Ana Paula Marques/DAHP (9/18), 5º António Amorim/DAHP (4/18)

Classe ABERTA: 1º Nuno Pires/Ori-Estarreja (16/18), 2º António Amador/Ori-Estarreja (16/18), 3º Manuela Nogueira/Ori-Estarreja (12/18), 7º Pedro Massa/DAHP (8/18), 8º José Lima/DAHP (3/18)

Informações Técnicas

ETAPA

A etapa decorreu num percurso em passadiço sobre o cordão dunar, tirando partido do micro-relevo existente. Os atletas foram confrontados com desafios de alta intensidade ao longo de 16 pontos convencionais, precedidos de dois pontos cronometrados.

PROVAS

- Orientação de Precisão (Classes Aberta e Paralímpica)

- Orientação Adaptada (vocacionada para a deficiência intelectual e crianças em idade pré-escolar)

- Orientação Pedestre (com micro-sprint no interior da localidade e ideal para quem tomou contacto com a modalidade pela primeira vez)

Todas as provas foram abertas à participação de qualquer pessoa podendo ser efetuadas em grupo e com acompanhamento de monitor, à exceção da Orientação de Precisão. Neste caso, quem quis tomar contacto com Orientação de Precisão teve de aguardar pela saída do último atleta e foi possível, acompanhado por um monitor, fazer uma parte da prova (pontos 1 a 8 + cronometrados).

PROGRAMA

09h00 – Secretariado (arena localizada junto à Residencial Amorosa)

10h00 – Início das provas

12h30 - Cerimónia de entrega de prémios (três primeiros classificados da etapa de Orientação de Precisão, nas Classes Aberta e Paralímpica)

INSCRIÇÕES

Taxas de inscrição: 1,50€ para atletas federados; 2,50€ para restantes atletas. Isenções: atletas Paralímpicos e da Orientação Adaptada; atletas do DAHP e do GD4C; crianças até aos 12 anos.
 

Voltar