Conferência de Imprensa

24-04-2012 10:46

Fernando Gomes no II Open Orientação de Precisão Hospital da Prelada

A prova foi ontem apresentada publicamente em conferência de imprensa, no auditório do hospital, presidida pelo Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, José Caiano. “Agradeço a presença de todos, em especial de Fernando Gomes, que aceitou ser o padrinho da prova”, afirmou José Caiano, em representação do Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares.

“É uma honra ter sido convidado para padrinho deste evento”, devolveu Fernando Gomes, Bi-Bota de Ouro do Futebol Clube do Porto, que afirmou que vai disputar o Open, no próximo dia 5 de Maio, lado a lado com todos os participantes. “Lá nos encontraremos a competir”, assegurou.

“Vocês, como eu, se trabalharem muito, com força de vontade e com disciplina, ultrapassam todas as dificuldades e atingem os vossos objectivos”, testemunhou Fernando Gomes, dando como exemplo a sua história pessoal.

Diana Coelho, atleta do DAHP – Desporto Adaptado do Hospital da Prelada que lidera a Taça de Portugal da modalidade, também despertou consciências durante a conferência de imprensa. “Temos uma ideia errada de quem pode praticar desporto. Nós, deficientes físicos, também podemos. E vamos mudar muitas mentalidades”, garantiu.

O Director do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital da Prelada, Ruben Almeida, realçou que a modalidade de Orientação de Precisão, e “de forma verdadeiramente inclusiva”, permite ter na mesma competição “pessoas com mobilidade reduzida e pessoas normais”, em “igualdade de circunstâncias”.

Do ponto de vista da reabilitação, o desporto adaptado também serve um importante papel. “Estamos muito empenhados que o Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital da Prelada alargue a sua actividade a outros desportos, como a vela adaptada e o boccia”, acrescentou Ruben Almeida.

Na conferência de imprensa de ontem de manhã estiveram, ainda, presentes o médico Gonçalo Borges, em representação do DAHP, Joaquim Margarido, Director Técnico do Open, Fernando Costa, Director Técnico do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, e José Costa Pereira, Director Técnico da Associação Nacional do Desporto para a Deficiência (ANDDI).


Prova de inclusão

No II Open Orientação de Precisão, organizado pelo DAHP, são esperados mais de duas centenas de participantes, entre pessoas portadoras de deficiência física, intelectual e sem qualquer tipo de deficiência. “O Futebol Clube do Porto também estará presente com o seu Núcleo de Desporto Adaptado”, anunciou o médico Gonçalo Borges. “A modalidade foi semeada e agora começa a colher os seus frutos”, comentou José Costa Pereira, da ANDDI.

A prova do próximo dia 5 de Maio vai desenvolver-se entre os jardins do Hospital e o Parque da Prelada, ambos espaços da Misericórdia do Porto, encerra o II Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” e é pontuável para a Taça de Portugal da modalidade. “Tudo isto se deve à dinâmica deste Hospital”, destacou Fernando Costa, do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos. “Todo este processo tem sido muito gratificante para a nossa associação e estamos sempre prontos para colaborar convosco”, continuou.

“Para além da vertente competitiva, o II Open será uma grande festa do desporto adaptado. Apelo por isso a toda a comunicação social que nos ajude na divulgação deste evento e destas modalidades tão importantes para o cumprimento do desígnio - Todos Diferentes, Todos Iguais”, concluiu Joaquim Margarido, Director Técnico da Prova.


Agenda – II Open Orientação de Precisão Hospital da Prelada
Data: 05 de Maio de 2012
Hora: 09h30
Local: Hospital da Prelada e Parque da Prelada

Voltar