Sobre o DAHP

O DAHP - Desporto Adaptado do Hospital da Prelada foi criado no âmbito do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do hospital da Misericórdia do Porto e é responsável pelo relançamento consolidado da modalidade de Orientação de Precisão em Portugal.

A 14 de Março de 2009 assinalou-se o primeiro Dia Nacional da Orientação e o Serviço de Medicina Física e Reabilitação fez-se representar com um grupo de três atletas, todos utentes internados à data, numa prova organizada pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos (5.º Troféu de Orientação do Porto | Complexo Desportivo do Monte Aventino | Porto).

O entusiasmo gerado por esta primeira participação levou a que outros desafios surgissem. O Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos passou a incluir a Orientação de Precisão em todos os seus eventos e os atletas do DAHP foram ganhando experiência, afirmando-se como a referência nacional desta modalidade desportiva.

A 4 de Junho de 2011 o DAHP voltou a fazer história ao organizar o I Open Orientação de Precisão Hospital da Prelada, que encerrava o I Circuito de Orientação de Precisão "Todos Diferentes, Todos Iguais", promovido pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos. Mais de uma centena de participantes, entre atletas do DAHP, utentes e colaboradores do Hospital da Prelada, de outros estabelecimentos da Misericórdia do Porto e de outras instituições nacionais, aderiram ao evento.

O mapa deste I Open, criado por Armando Rodrigues (cartógrafo nacional de nível V) e oferecido ao hospital, também fez história ao incluir espaços interiores. É o único mapa em Portugal com este tipo de cartografia.

Desde então, multiplicaram-se as participações do DAHP em provas nacionais e internacionais da modalidade, numa aposta clara na formação dos seus atletas, que contam sempre com o apoio de uma equipa de colaboradores do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital da Prelada.

A 5 de Maio de 2012 o DAHP organizou o II Open Orientação de Precisão Hospital da Prelada, dando-lhe outra dimensão: a prova teve início nos jardins do hospital e prolongou-se pelo Parque da Prelada. O evento incluiu, ainda, uma actividade de Orientação Adaptada, dirigida a pessoas portadoras de deficiência intelectual.

O II Open, que encerrou o II Circuito de Orientação de Precisão "Todos Diferentes, Todos Iguais", organizado pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, contou com três escalões:

  • Paralímpico - dirigido a atletas federados, como os do DAHP, e pontuável para a I Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2012;
  • Aberto - dirigido a atletas federados (sem mobilidade reduzida) e não federados (com ou sem mobilidade reduzida);
  • Iniciação - dirigido a atletas que nunca tenham participado (com ou sem mobilidade reduzida), que contarão com o apoio de um monitor.

Mais de 200 pessoas, entre atletas (160), familiares, acompanhantes e voluntários, marcaram presença no II Open do HP.

O DAHP continuará a promover e a divulgar esta modalidade verdadeiramente inclusiva. No horizonte está o Campeonato Europeu de Orientação de Precisão de 2014, a disputar em Portugal.

DAHP faz história com o relançamento da Orientação de Precisão em Portugal