II Open Orientação de Precisão Hospital da Prelada reuniu mais de 200 participantes

09-05-2012 17:00

O Hospital da Prelada e o Parque da Prelada acolheram mais de duas centenas de pessoas no âmbito do II Open Orientação de Precisão, entre atletas, familiares, voluntários, convidados e colaboradores, num evento organizado pelo DAHP – Desporto Adaptado do Hospital da Prelada e pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), António Tavares, agradeceu “o empenho de todos os que participaram e organizaram este II Open, criando as condições para que este evento fosse uma realidade”. “A Mesa Administrativa da SCMP tem dado todo o apoio e empenho”, reforçou.

António Tavares anunciou, ainda, que “está para breve a institucionalização do DAHP na SCMP, cumprindo assim uma das missões no âmbito das obras de Misericórdia”.

O evento contou, ainda, com a presença do Vice-Provedor da SCMP e Presidente da Comissão de Apoio Executiva do Hospital da Prelada (HP), José Caiano, do Administrador Executivo, Ilídio Lobão, do Director Clínico, Varejão Pinto, para além de directores e colaboradores do HP e de outros estabelecimentos e departamentos da SCMP.

O Director do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do HP, Ruben Almeida, destacou que “o serviço está bem consciente do seu papel e dos seus deveres para com os utentes”. “Somos o maior serviço de reabilitação do Norte do país, tratamos e acompanhamos doentes com patologias graves desde 1988 e temos consciência que a nossa acção deve aproximar-se à de um centro de reabilitação”, reforçou.

Gonçalo Borges, Médico que coordena o DAHP, destacou o local do evento: “Existe no meio da cidade do Porto um parque lindíssimo e conseguimos, neste dia e nesta prova, abri-lo à comunidade. O Parque da Prelada tem condições excepcionais para a prática da Orientação e pode ser um espaço de nível internacional”.


“Desporto e saúde de mãos dadas”

O II Open teve prova pontuável para a Taça de Portugal da modalidade (etapa n.º 3) e encerrou o II Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” (etapa n.º 7). Diana Coelho, atleta do DAHP, conquistou o primeiro lugar do Circuito e do Open, no escalão Paralímpico. No escalão Aberto, o grande vencedor foi António Amador, do clube Ori-Estarreja.

Joaquim Margarido, Director do II Open, destacou o factor inclusivo da prova: “Houve desporto e saúde de mãos dadas. O balanço é muito positivo e temos a ambição de ir mais longe. Queremos que a selecção Paralímpica de Portugal seja [composta pelos] atletas do DAHP e que o DAHP seja um farol na Orientação de Precisão”.

Os padrinhos Fernando Gomes (Bi-Bota de Ouro do Futebol Clube do Porto) e Hanka Doležalová (atleta da República Checa) também participaram na prova, acompanhando e motivando os 160 atletas da Orientação de Precisão, com e sem mobilidade reduzida, e da Orientação Adaptada, com deficiência intelectual.

"Estamos sempre a aprender e vou daqui com mais conhecimentos. Este evento enriqueceu-me. Passei uma manhã muito saudável. Agradeço à organização por me terem proporcionado este momento maravilhoso”, comentou Fernando Gomes.

Hanka Doležalová confessou que “a Orientação de Precisão ainda é novidade”. “Só pratiquei uma vez na República Checa e não é nada fácil. Gosto muito de estar no terreno, é uma experiência muito boa. E estou muito feliz por estar aqui”, acrescentou.

Entre os convidados, destaque para a presença do Conselho Cultural e da Secção de Desporto Adaptado do Futebol Clube do Porto, do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, da Federação Espanhola de Orientação, do Clube de Gaia, da Ordem dos Enfermeiros, do Núcleo de Ermesinde da Fraternidade Nuno Álvares - Escutismo Adulto e do grupo de Voluntários do HP.

Fernando Costa, Director Técnico da prova e representante do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, assumiu “a função social” do evento. “Para nós é muito gratificante estarmos envolvidos neste Open. [Organizar e apoiar estes eventos] é uma função social do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e temos que desenvolver cada vez mais esta actividade”, concluiu.

Classificações II Open HP 2012.pdf (177,7 kB)
Ranking II Circuito OP GD4C 2012.pdf (125,6 kB)
 

Voltar