III Open Orientação de Precisão Hospital da Prelada mobilizou uma centena de participantes
09-10-2013 09:01.jpg)
O canoísta Emanuel Silva, recém-Campeão do Mundo de k2 500m, e o paralímpico Bento Amaral, Campeão do Mundo de Vela Adaptada, apadrinharam a terceira edição do Open de Orientação de Precisão, no dia 28 de setembro, organizado pelo DAHP – Desporto Adaptado do Hospital da Prelada com o apoio técnico do Grupo Desportivo 4 Caminhos.
O evento encerrou o III Circuito Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” e, uma vez mais, o DAHP fez história na modalidade ao estrear a disciplina de TempO em Portugal.
.jpg)
Foram 34 os atletas em competição nas provas de Orientação de Precisão e Adaptada, num evento que mobilizou uma centena de participantes.
As cerimónias de entrega de prémios contaram com a participação do Presidente da Comissão de Apoio Executiva do Hospital da Prelada, José Caiano, e do Coordenador do DAHP, Gonçalo Borges.
.jpg)
.jpg)
A Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Federação Portuguesa de Orientação e a Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual apoiaram esteve evento verdadeiramente inclusivo de DESPORTO PARA TODOS.
.jpg)
.jpg)
Orientação de Precisão
.jpg)
Os melhores atletas do III Circuito não falharam o I Troféu Nacional de TempO, competindo apenas em pontos cronometrados e sem diferença de classes (Paralímpica vs Aberta). Esta variante da Orientação de Precisão coloca todos os atletas, com ou sem mobilidade reduzida, em igualdade de circunstâncias sob o mesmo desafio: conseguir o maior número de respostas certas no menor tempo possível.
.jpg)
Com 11 atletas em competição, cinco dos quais do DAHP, Nuno Pires (Ori-Estarreja) venceu com um total de 391,5 segundos, seguido de Nuno Rebelo (Ori-Estarreja) com 443 segundos e de Ricardo Pinto (DAHP) com 597 segundos.
Orientação Adaptada
.jpg)
Durante a manhã foram, ainda, conhecidos os vencedores do I Campeonato Nacional de Orientação Adaptada, dominado pelos atletas da ANDDI – Gaia. No setor masculino, Bruno Gaspar (1º), João Encarnação (2º) e Domingos Oliveira (3º) fizeram o pleno (10/10 pontos) com posições definidas pelo tempo da prova. No setor feminino, Ana Oliveira (1º) foi a única a alcançar a totalidade de pontos possíveis (10/10), seguida de Paula Santos (9/10) e de Graça Fernandes (8/10).
.jpg)
Homenagens
Os atletas do DAHP aproveitaram a cerimónia de entrega de prémios para distinguirem o Enf. Joaquim Margarido, grande impulsionador do DAHP e do relançamento da Orientação de Precisão em Portugal, e o Auxiliar Homero Araújo, apoio fundamental em todas as provas.
.jpg)
.jpg)
A Federação Portuguesa de Orientação (FPO) também protagonizou um momento de homenagem, oferecendo diplomas aos atletas que mais se destacaram na temporada de 2012. O Presidente da FPO, Augusto Almeida, incentivou o DAHP e todos os clubes que apostam na modalidade de Precisão a continuarem a promover provas, elogiando o esforço de todos os voluntários que permitem que essas provas sejam uma realidade.
Resultados I Troféu Nacional de TempO
.jpg)
1º Nuno Pires (Ori-Estarreja): 391,5 segundos
2º Nuno Rebelo (Ori-Estarreja): 443 segundos
3º Ricardo Pinto (DAHP): 597 segundos
4º Aida Correia (GD4C): 616,5 pontos
5º Júlio Guerra (DAHP): 634 pontos
6º Luís Machado (TST): 655,5 pontos
Mais fotografias
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
———
Voltar