WTOC 2013 - Model Event e TempO

09-07-2013 15:24

O terceiro dia do DAHP nos Campeonatos do Mundo de Orientação de Precisão 2013 arrancou com o Model Event.

A prova desta manhã permitiu treinar a seleção nacional, conhecer o terreno e, sobretudo, perceber o tipo de percursos e o estilo de cartografia.

Os 8 pontos do percurso (mais dois cronometrados) foram desafiantes para Ricardo Pinto, Diana Coelho, Joaquim Margarido e Alexandre Reis.

A seleção nacional deparou-se com um mapa com poucos elementos, o que colocou novos desafios a todos, mesmo aos mais experientes.

Ricardo Pinto, que repete a participação em provas de alto nível após a estreia nos WTOC 2012 (Escócia), sente que o seu desempenho podia ter sido "muito melhor", no entanto destaca a boa oportunidade de treino.

A estreante paralímpica deste ano, Diana Coelho, sentiu a diferença dos mapas portugueses para o do Model Event, sobretudo ao nível da cartografia, na sua opinião "muito simplificada".

Joaquim Margarido, diretor técnico nacional de Orientação de Precisão, repete a experiência entre os melhores ao nível mundial. Na sua opinião, uma das grandes vantagens da prova desta manhã foi "ter a oportunidade de treinar os níveis de concentração sem a pressão da competição". Uma outra vantagem é "poder partilhar no seio do grupo as várias formas possíveis de abordar cada um dos problemas colocados pelo traçador".

Após o Model Event houve, ainda, uma estação de TempO com três desafios, permitindo treinar a rapidez das respostas.

O veterano Alexandre Reis, que soma já a presença em 20 Mundiais nas vertentes Pedestre e BTT, também é uma estreia na Precisão. A sua experiência na Finlândia dará frutos nos Campeonatos da Europa desta modalidade, que vão decorrer em Portugal (Palmela), em 2014. O agora atleta será, na altura, responsável pela cartografia e os percursos do evento.

O treino desta manhã serviu, ainda, como estreia para Helena Almeida, elemento do DAHP que nunca tinha competido e que se encontra na Finlândia a acompanhar a atleta Diana Coelho, natural de Baião e cujo município apoia a sua participação na prova.

A competição nos WTOC 2013 para os nossos atletas arranca amanhã, em Sotkamo. "Parece-me que a seleção portuguesa está preparada para responder convenientemente aos desafios que tem pela frente", afirma Joaquim Margarido. "A expetativa é de boas provas e, sobretudo, que se aproveite ao máximo o momento", acrescenta.

Voltar