Orientação Adaptada - O que é?
A actividade de Orientação Adaptada pretende ser entendida como uma disciplina da Orientação particularmente vocacionada para grupos específicos e onde se incluem a deficiência intelectual e as crianças em idade pré-escolar.
A disciplina nasceu no seio do DAHP, tornando o nosso país pioneiro ao nível mundial.
Desde a primeira hora, o DAHP contou com o apoio da Associação Nacional do Desporto para a Deficiência Intelectual e do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos.
Um mapa, um percurso, um espaço natural de liberdade e uma mão cheia de desafios. É esta a essência do “jogo” da actividade de Orientação Adaptada, que se desenrola ao longo de um número variável de pontos assinalados num mapa e materializados no terreno por balizas que devem ser visitadas de forma sequencial.
Cada ponto de controlo é constituído por um conjunto de duas a cinco balizas, nas quais estão montadas sequências de cores. O participante deve assinalar, por meio de picotador, qual a figura que corresponde à sequência de cores correcta em cada um dos pontos de controlo. Tal como na Orientação de Precisão, no final vence aquele que obtiver o maior número de respostas certas.
Desenvolver o raciocínio lógico, saber interpretar sequências, correlacioná-las com uma simbologia básica, promover a destreza manual através da picotagem em cartão e apelar à actividade física, em harmonia com o espaço natural envolvente, são apenas alguns dos objectivos desta actividade.
A estes junta-se todo um trabalho de socialização, de valorização da auto-estima e de promoção da saúde e bem-estar, aspectos intrínsecos à natureza da pessoa humana enquanto ser bio-psico-social.